Informativos

Ano: 2020 - Número: 06 - 03/2020

CORONAVÍRUS (COVID-19)

Prezados associados e associadas


Neste momento de muitas incertezas por conta do Coronavírus (COVID-19), a AMA deseja prestar alguns esclarecimentos importantes na condução dos cuidados com sua saúde.
Em primeiro lugar, é fundamental seguir as orientações do Ministério da Saúde no que se refere aos cuidados de higiene pessoal (lavar as mãos abundantemente e usar álcool em gel a 70%) e quanto ao relacionamento interpessoal (manter-se afastado de ambientes com aglomeração de pessoas e manter pessoas idosas em isolamento social).
(https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus).

Importante destacar também que, todos os associados estão cobertos e assistidos pela rede de prestadores de saúde no sistema Unimed, em caso de dúvidas entre em contato direto com a Unimed de sua região ou pelo 0800 que se encontra no verso de sua carteirinha.
(https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/coronavirus-e-covid-19-perguntas-e-respostas)

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), já determinou que as operadoras de planos de saúde são obrigadas a cobrir os exames para diagnóstico da COVID-19. Contudo, de uma maneira geral, ele é recomendado apenas para quem apresenta sintomas.
(http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/5405-ans-inclui-exame-para-deteccao-de-coronavirus-no-rol-de-procedimentos-obrigatorios).

Por fim, considerando que 23% dos nossos associados possuem mais de 60 anos, é esse o grupo de maior preocupação, é a parcela da população que devemos preservar ao máximo, evitando que contraiam o vírus.
Informamos ainda que, embora seguindo atendendo nossos associados pelos demais meios, não teremos atendimento externo na sede da AMA. Caso necessário, pedimos que sejam enviados documentos pelos Correios ou por e-mail, quando possível.
A maior preocupação que devemos ter é: NÃO TRANSMITIR O VÍRUS, pois é possível que estejamos contaminados sem apresentar sintomas.
Obs.: Os links relacionados acima podem apresentar lentidão ao abrir, devido ao alto volume de acessos.

Presidente da AMA