Informativos

Ano: 2022 - Número: 14 - 12/2022

COMUNICADO FIM DE ANO

São Leopoldo, 23 de dezembro de 2022.

Aos associados e às associadas

Colegas, irmãs e irmãos em Cristo:

Que neste Natal, estejamos bem certos de que, no Menino Jesus, Deus veio a nós e ele sempre nos abre novas e boas perspectivas, com seu cuidado e infindável amor.

Como AMA reafirmamos mais uma vez nossas muitas razões para agradecimento. Foi-nos possível atender a todas e todos em suas necessidades de saúde. Alguns casos, não muitos, não conseguimos atender como solicitado, por estarem fora dos padrões reconhecidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e/ou não terem cobertura prevista no plano de acordo com o estipulado em nossos regulamentos.

O fim de ano é sempre um período desafiador para a AMA, pois temos que decidir acerca do reajuste anual das contribuições, e isso tomando em conta o resultado financeiro do período e o reajuste do contrato da AMA com a Unimed.

Vocês estarão lembrados de que na assembleia deste ano estivemos preocupados com um potencial desequilíbrio entre nossas receitas e o custo da saúde. Somos gratos em poder dizer que nossas preocupações não se concretizaram e foi um ano equilibrado financeiramente para a AMA.

A negociação anual com a UNIMED começou com a solicitação desta de um reajuste de 9,84% e entre idas e vindas na negociação, conseguimos fechar com um reajuste de 6% na maioria dos quesitos.

Um artigo de nosso regulamento prevê o reajuste anual de mensalidades de “até” o índice estabelecido pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Neste ano esse índice é surpreendentemente alto, ficou em 15,5%. A aplicação de tal índice, certamente não seria bem recebida por nossos/as associados/as, mas não podemos comprometer o equilíbrio financeiro da AMA, o que certamente não é de interesse de nossos/as associados/as.

Com base nisso, a Diretoria adotou para 2023 o reajuste da UPM da IECLB, isto é, 6,22%. Lembramos que o reajuste neste ano de 2022 foi de apenas 3,8% enquanto que a UPM aumentou em 12,55%. Estamos prevendo a próxima assembleia para o mês de abril de 2023 na modalidade online.

Graças a Deus, a AMA segue sendo uma entidade sólida e esperamos que assim siga sendo e sempre prestando um serviço relevante a seus associados/as.

Temos a expectativa de que em 2023 a AMA continuará a manter o equilíbrio financeiro. Mas é oportuno recordar que podemos sempre projetar razoavelmente bem a receita, mas nunca a despesa, que depende de muitos fatores externos. Seja como for, a diretoria estará sempre  acompanhando de perto os fatos durante o novo ano e comunicando a vocês.

Desejamos que o Natal nos traga muita paz e uma comunhão renovada entre nós no seu sentido mais profundo, que é o da solidariedade e do amor que nos vem de Deus.

 

 

Pastor Rodolfo Gaede Neto – Presidente